top of page
Buscar
Foto do escritorFetsuas Rio de Janeiro

FETSUAS RJ realizou a I Conferência Livre de Trabalhadores(as) do SUAS do Rio de Janeiro. Confira!


O FETSUAS RJ realizou no último sábado 17/07 e de maneira remota, a I Conferência Livre de Trabalhadores(as) do SUAS do Rio de Janeiro. O objetivo do evento foi realizar um encontro de trabalhadores(as) do SUAS para debater sobre a atual conjuntura, os desafios impostos por ela e as pautas fundamentais a serem coletivamente defendidas por trabalhadores(as) nas Conferências da Assistência Social, para defesa do SUAS público, com serviço de qualidade e valorização de seus(suas) trabalhadores(as).



O Encontro contou com cerca de 80 trabalhadores(as). A abertura foi realizada pela educadora social Francidélia Gomes, representante do FMTSUAS Itaguaí no FETSUAS RJ. Francidélia destacou a importância da defesa do SUAS e das conquistas históricas no atual contexto de intensificação do autoritarismo e de ataques aos direitos e políticas públicas. Reforçou a relevância da organização coletiva e realizou a leitura da Carta Manifesto contra perseguição a trabalhadores que realizam a defesa da política pública, em defesa da gestão democrática no SUAS e contra a PEC 32, lançada no evento em tela. Acesse aqui a referida carta: https://fetsuasriodejaneir.wixsite.com/website/post/fetsuas-lan%C3%A7a-carta-manifesto-na-i-confer%C3%AAncia-livre-de-trabalhadores-as-do-suas


Em seguida, ocorreu um debate, tendo como facilitadores o professor Ney Almeida e a professora Adriana Medalha.

Ney trouxe fundamental análise de conjuntura, enfatizando aspectos relativos à formação social do Brasil e a herança que temos até os dias de hoje, como a profunda desigualdade social e o autoritarismo. Ponderou que a luta de trabalhadores(as) do SUAS precisa ser estudada por todas(os) nós e destacou a relevância da disputa pelo fundo público. Adriana , por sua vez, realizou fundamental análise sobre a Política de Assistência Social e o seu financiamento, enfatizando que trabalhadores(as) do SUAS e usuários(as) precisam se apropriar deste debate.




Após momento de reflexões, as(os) participantes foram divididos em dois grupos a fim de traçar debates sobre pautas fundamentais, assim como traçar propostas sobre as quais trabalhadores(as) do SUAS não podem abrir mão durante os processos conferenciais, com posterior debate acerca do que foi tratado em cada grupo. As propostas tratavam de temáticas como financiamento da Política de Assistência Social, Gestão do Trabalho no SUAS, eleição para ocupação de cargos de coordenação de equipamentos no SUAS, fortalecimento de espaços coletivos, como fóruns de trabalhadores(as), medidas contra o assédio moral perpetrado contra trabalhadores(as) do SUAS, entre outros temas



Por fim, foram aprovadas moções.


O evento foi cumpriu seus objetivos e foi um espaço potencializador da organização coletiva de trabalhadores(as) do SUAS, com convite à constituição de novos fóruns municipais e regionais, fazendo com que a luta por uma política pública de qualidade tenha capilaridade e possa considerar especificidades regionais e territoriais.




A proposta deste encontro surgiu a partir de provocação do Núcleo de Assistência Social do CPR-RJ e posteriormente contou com organização do FETSUAS RJ, a fim de abranger todas as categorias profissionais que atuam na Política de Assistência Social. Formou-se então uma comissão organizadora com integrantes do FETSUAS RJ, CRP-RJ e CRESS RJ. O CRP-RJ contribuiu também com a plataforma virtual para realização do evento.




Destacamos aqui a presença de representantes de Fóruns Municipais de Trabalhadores(as) do SUAS de Belford Roxo, Itaguaí, Macaé, Niterói, Queimados e Rio de Janeiro.


Quer saber como organizar um Fórum Municipal de Trabalhadores(as) do SUAS? Acesse:



Conheça os documentos necessários:


Em caso de dúvidas e demanda por assessoria do FETSUAS RJ neste processo, encaminhe email para fetsuasriodejaneiro@gmail.com


Em breve o FETSUAS RJ divulgará material da relatoria da Conferência Livre para amplo acesso e divulgação entre trabalhadores(as) do SUAS.


Trabalhadores(as) do SUAS, uni-vos!






79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


Post: Blog2_Post
bottom of page